2006-03-20

A História


Lá para o fim da década de 70, início de 80, nasceram nas Cavadas alguns dos membros da Cavadas, SAD.
Desde muito cedo, o vício pelo futebol surgiu nas nossas vidas!
Quem não se lembra da mítica “bouça” onde se passavam dias inteiros em disputadas partidas de futebol?! Era quase de sol a sol, canelas esmurradas, roupa e corpo cobertos de terra… Éramos uma bandada de putos e alguns mais graúdos a correr atrás da “redondinha”!
Infelizmente, com o passar dos anos, no lugar da “bouça” cresceram prédios e fábricas que nos vieram roubar o nosso “estádio”… No entanto, o esférico nunca deixou de rolar porque outras soluções fomos encontrando! Porém, hoje, o betão já tudo cobriu…
Já bem mais crescidos, sentados no muro do Prédio (toda a gente sabe qual é o Prédio!), em conversa, lembramo-nos da hipótese de alugar o pavilhão da escola EB2,3 nº1 de Rio Tinto (mais conhecida por Monte da Burra, por onde todos passamos) para jogar futebol… uma vez por semana… uma horita… pareceu-nos boa ideia! Após algumas averiguações soubemos que havia uma vaga ao domingo de manhã e pronto, já só faltava arranjar os 10 futebolistas!
Quatro já estavam, o Jorge, o Mário, o Nuno Duarte e o Nuno Lopes. O Henrique, já próximo das Cavadas de pronto aceitou! Eduardo e Anselmo, amigos do Nuno Lopes, entraram no esquema. O Miguel e o Mota, pertencendo ao grupo de amigos também alinharam na ideia, já só faltava um! E para fechar o plantel “contratamos” o Fernando, amigo do Mário.
Primeiro jogo, 12:00, domingo, 6 de Outubro de 2002, nascia a Cavadas, SAD!
Desde então algumas mudanças aconteceram, desde logo a mudança de instalações para o pavilhão da escola EB2,3 nº2 de Rio Tinto (que até fica mais próximo das Cavadas), pois o pavilhão da outra escola tinha graves problemas ao nível da cobertura. Em dias de chuva forte era impossível jogar, só se fosse de barbatanas!
Também ao nível dos recursos humanos as alterações surgiram. Alguns jogadores saíram por motivos profissionais, outros por motivos pessoais… mas outros chegaram para preencher as vagas em aberto! O “plantel” é hoje o seguinte: Jorge; Mário; Nuno Duarte; Nuno Lopes; Henrique; Fernando; Verdura; Armando; Pedrinha e Pedro. De referir que o número de jogadores oriundos da “cantera” das Cavadas é agora bem mais significativo! Uma palavra de apreço para todos os que por cá passaram, pois contribuíram para tornar a Cavadas, SAD naquilo que hoje é!
Três anos e meio passados, o gosto por jogar “à bola” continua e o espírito de amizade entre todos é ainda maior!
A Cavadas, SAD está mais viva do que nunca, os novos equipamentos estão prestes a ser estreados e uma série de surpresas estão à espreita!
Que a “brincadeira” continue por muitos anos!

O Presidente

Nuno Lopes

1 comentário:

Anónimo disse...

Simplesmente.. bonito.. profundo... sniff... ;0p